A Gruta do Maquiné foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, como pode ser percebido o seu nome homenageia o seu descobridor. A gruta permaneceu durante 9 anos sem ser explorada, até que em 1934 o Doutor Peter Wilhelm Lund, naturalista dinamarquês começou a realizar estudos científicos da mesma.
O Doutor Lund permaneceu quase dois anos na caverna, realizando pesquisas. Devido aos seus estudos é possível conhecer algumas espécies de animais que ali viviam e seres humanos, pelos restos petrificados de seus fósseis. Foi estudada também a formação da gruta, onde o principal elemento é o cabornato de cálcio, que já é percebido no primeiro salão. Outros elementos como minerais: a sílica, gesso, quartzo e o ferro fazem parte da formação da gruta.
Além de ser um ponto para estudos científicos Maquiné é tida como uma das grutas mais belas do mundo. O próprio Lund dizia que a gruta era a mais rica imaginação poética, não sabendo como engendrar uma tão esplêndida morada para os seres maravilhosos. A beleza da gruta com sua importância para a ciência é um dos principais pontos turísticos de Cordisburgo, o que aumenta o conhecimento da cidade para outras regiões e ajuda a reforçar sua economia.
Curiosidades
A gruta apresenta alguns mistérios, entre eles um pequeno buraco no chão que ate hoje não se sabe a sua profundidade. Acredita-se que foi realizada uma experiência para descobrir a profundidade usando um lenço, onde o mesmo foi jogado pelo buraco, porém não foi encontrado.
Em alguns salões da gruta foi realizada a gravação das últimas cenas da novela Viagem, da rede Globo.

Qual a data de liberação para visitação na Gruta de Maquiné ??
ResponderExcluirNossa super compensa visitar essa gruta é tudo muito lindo e os guias são ótimos na hora da apresentação da gruta...
ResponderExcluirAmei😍❤❤
voce n foi ne
Excluir