O Governo do Estado vem desenvolvendo várias medidas para a conservação das áreas naturais. Dentre elas, podemos citar a criação das Unidades de Conservação Estaduais que abrange o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato (MNEGRM), o Parque Estadual do Sumidouro e o Monumento Natural Estadual Peter Lund, (sendo este último a gruta que está em análise neste blog), entre outros.
Criado através do decreto nº 44.120 de 29 de setembro de 2005 a Unidade de Conservação - Monumento Natural Estadual Peter Lund, tem o objetivo de conservar o patrimônio natural e histórico-cultural, em especial o espeleológico, paleontológico e arqueológico da Gruta do Maquiné e arredores, conciliando com o uso público, educação ambiental, patrimonial, pesquisa e relacionamento com a comunidade.
O Governo estadual através do IEF (Instituto Estadual de Florestas) em parceria com a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e o CORPAER (Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo) são responsáveis pela política de proteção e conservação dos recursos naturais da fauna e da flora buscando alternativas cabíveis para suprimir os prejuízos ambientais e econômicos causados por desastres ambientais como queimadas.
Além do policiamento das áreas para evitar ou mitigar tais desastres, eles atuam incentivando e apoiando a capacitação profissional, preparando o pessoal para atuar como aliados na prevenção e combate a incêndios florestais. Tal iniciativa do Governo transparece a crescente preocupação com a preservação do meio ambiente por parte Deste, e a preocupação com o meio em que vivemos e com a preservação deste vem ganhando espaço na atualidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário